quinta-feira, 30 de junho de 2011

O Eclipse do sol - O caos da transformação



Amanhã entre 07:53 e 09:22, ocorre o eclipse do sol em câncer com a lua em câncer. Esse fenômeno terá efeitos sobre os nossos desafios emocionais. Temos aqui o aprendizado sobre como nos libertarmos das correntes de uma falsa imagem de nós mesmos, para que possamos nos render ao chamado do amor, sem os medos do passado e sem os traumas das relações e vivências anteriores.
O universo nos convoca para a clareza de quem somos  através de um processo às vezes árduo de auto transformação.
Alinhar e equilibrar as partes conflitantes, por um lado nossas emoções e por outro lado nosso ego, nossa consciência. A Lua, que contém nossas mais profundas necessidades pessoais, nossa intuição, o lado inconsciente, introspectivo, pode até  parecer não ser tão forte quanto o sol,  mas ela manifesta seu poder através das emoções e usa a intuição e a força do inconsciente para  revelar a verdade daquilo que sentimos.
Um eclipse do sol em câncer, privilegia o poder da Lua, regente de câncer.  Sentir, é a palavra que dimensiona este momento de pouca luz solar. A lua, que simboliza as emoções, o passado, as origens, a família e nossas relações pessoais, exige ainda mais atenção.  Somos chamados para uma investigação daquilo que tentamos negar ou disfarçar, assumindo de vez a força da nossa ancestralidade tal e qual nos sustentam como realmente somos, honrando nossas origens, passado e história. 
Todos nós temos vivido processos de limpeza, de depuração em nossas relações sociais e  intimas, resultado de uma exigência cósmica e uma preparação para um novo tempo, onde nosso brilho  e poder pessoal estarão a serviço de construir, sobre bases sólidas, uma nova vida. Este eclipse vai detonar emoções fortes, estamos sendo chamados a usar a energia planetária para tornar nossa vida o melhor possível.
Na oposição ao eclipse, temos a força escura de Plutão retrógrado em Capricórnio, numa tentativa de transformação organizada. Capricórnio é a carreira de negócios, e aparições públicas. Plutão revela segredos e desejos de transformação a qualquer custo. Ele é intenso e tem força de vontade extrema.
Urano a 4 graus de Áries está à esquerda do eclipse. Urano é uma bomba atômica, pronta para explodir. Ele reclama a liberdade em tudo. Provoca a necessidade de fazer alguma coisa! Ele é volátil, mas criativo, e sua explosão provoca mudanças drásticas e imprevisíveis.
Saturno a 10 graus Libra está a 90 graus para a esquerda do eclipse. Nesta posição saturno é restritivo e limitante. Mostra tudo o que não é satisfatório e sem bases sólidas nas nossas relações. Como trabalho é o seu mantra, ele poderá exigir sacrifícios emocionais em nome da ordem, da disciplina e da estrutura. Ele é a autoridade e irá desafiar a energia de Plutão, tentando conter as transformações exigidas tornando o trabalho mais difícil, restringindo  ainda mais nossas relações.   E como se não fosse suficiente, saturno se opõe a tudo o que Urano quer romper e renovar.
E bem no centro deste caos planetário estamos nós, seres humanos, reverberando esse momento caótico em nossas vidas. Assim, crises profundas de depressão, desânimo, insatisfação e incertezas se fazem presente no nosso estado emocional e psíquico. Ao desvendar as mensagens celestes aceitar e compreender as energias do momento nos  permite um livre fluir dentro de nossas escolhas. Assim aqui vai uma dica de como navegar na energia do eclipse:
O sol nos pede para fixarmos um proposito, sermos nós mesmos e apreciarmos a nós mesmos.  A lua nos pede para usar a intuição e o coração para  nos guiar para o que queremos. Enquanto saturno manda que continuemos trabalhando duro, mesmo quando as coisas são desanimadoras.  Plutão nos faz  usar nossa força de vontade para deixar ir ou transformar o que já não nos serve.  E urano nos estimula a usar a criatividade e nunca ter medo de mudar ou de ser diferente.
E que tudo isso seja apenas a vida em nosso movimento de evolução!