sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012


NETUNO EM PEIXES – ENCONTRO COM O SONHO



Hoje, dia 03 de fevereiro acontece a entrada definitiva de Netuno no signo de Peixes. Pessoalmente não posso nem avaliar se isso é bom ou ruim para nosso dia a dia. Durante este transito que vai até 2025, a Humanidade precisará como um todo enfrentar as suas ilusões a  respeito da espiritualidade, valores, da perspectiva ideal, de Deus, das artes, da natureza e de tudo o que é misterioso, mágico e simulado. Por outro lado poderá ser uma época de inspiração sem precedentes tanto na esfera espiritual quanto artística. Mas poderá ser também uma época de grande desilusão e dor pois as crenças mais comuns são lentamente debilitadas e corroídas. Todo o processo e o próprio papel das ilusões deverão ser confrontados, o que poderá causar um certo sofrimento durante este letárgico processo destrutivo dos mecanismos de auto proteção instaurados. Com Netuno em peixes, o mundo terá que examinar a tendência de negar ou se esquivar ao invés de lidar com os problemas. Será uma excelente ocasião para analisar a tendência humana de seguir o caminho mais fácil sem realizar o mínimo  do necessário trabalho de base.
Pode ser desencadeado um anseio de totalidade e harmonia além das fronteiras do ego e pode-se buscar isso através de formas saudáveis como a oração, meditação, arte e comunhão com a natureza ou se perder nas drogas, no alcóol ou em atitudes escapistas. Pode haver um aumento  dos casos de  esquizofrenia e loucura, pois Netuno está relacionado aos manicômios, às casas de saúde mental e hospitais.  
Este é um panorama astrológico propicio para aumentar o interesse no desenvolvimento do potencial psíquico do ser humano.   Netuno é o planeta dos sentidos psíquicos, dos sonhos, da música, das drogas e de tudo o que cause um estado alterado de consciência, permitindo mais sensibilidade e um desligamento da realidade concreta. Isso o associa ao irreal, ao delírio, à imaginação, à fantasia, à loucura, às ilusões etc. Ele dissolve os limites da  forma, causa distorção de imagem, trazendo o contato com o mundo invisível e representando o impulso para a transcendência. Netuno em Peixes exalta a desconstrução das diferenças sociais e religiosas. As minorias e os excluídos terão mais voz e haverá uma maior evidência aos que vivem marginalizados da sociedade, tais como os pobres, presidiários, loucos, travestis, doentes, negros, índios e outros que sejam minoria. Os valores nobres, de perfeição e riqueza, se dissolvem nas névoas piscianas e exalta o feminino, a feminilidade no jeito de ser e agir.
Netuno é considerado uma oitava acima de Vênus, e enquanto vênus oferece o prazer e a beleza de sermos quem somos enquanto indivíduos separados, Netuno mostra a beleza e o prazer que existe no amor transpessoal. Os problemas com Netuno geralmente estão relacionados ao nosso medo de perder as fronteiras individuais na invasão desses sentimentos transpessoais.
Netuno em Peixes evidencia o sofrimento coletivo o que gerará maior compaixão e perdão entre todos. Aumenta a sensibilidade ao que os outros sentem e talvez sejamos envolvidos na arte de cura, cuidar de pessoas doentes ou crianças abandonadas, prisioneiros, fugitivos, exilados, prisões, bibliotecas, museus ou entidades de caridade, seja por profissão ou voluntariado. Netuno ressalta o amor incondicional, a pobreza e a injustiça social, no entanto podemos ser exauridos pelas pessoas e ambientes.
O mundo nebuloso de netuno convence o homem que o sofrimento é de algum modo nobre, ou é uma extraordinária demonstração de amor. Quando  a dor torna-se um ícone romântico, a compaixão e a compreensão de peixes conduz a  experiências fantasiosas e masoquistas até ficar cansado de se magoar e começar a examinar sinceramente  quais são as grades de sua prisão e admitir que o auto sacrifício nada mais é do que uma maneira desonesta de prender os outros a si mesmo.
Entramos em um tempo onde o papel das artes como expressão do processo psicológico de uma cultura receberá um maior enfoque. Netuno em peixes trás o florescimento do Romantismo na arte, na literatura e na música, onde o amor e a paixão têm uma natureza trágica de sacrifício, onde os amantes só se encontram na morte.  Observar as imagens internas, aquietar a mente, contemplar a natureza, trabalhar com a terra, nadar, dançar ou pintar, tudo pode ajudar nesse processo de decantação do inconsciente.
A forma positiva de vivenciar um transito netuniano é se abrir a uma nova maneira de viver o amor e a espiritualidade, ou às artes de forma mais compassiva, compreensiva, doadora e amorosa, às vezes trabalhando o requinte e os detalhes de sensibilidade.
No mapa natal, a presença de Netuno costuma marcar um ponto onde temos a tendência a confundir realidade e ilusão, onde experimentamos certo desejo de escapar, de nos dissolver e onde costumamos ter uma postura passiva. Mas também é por esse ponto do mapa que exercitamos uma maior sensibilidade e receptividade, por onde a música, as imagens, as histórias e todas as formas de arte podem entrar e ganhar uma compreensão profunda, transmutadora.  Em geral, Netuno vai tocando nosso mapa e tirando nossa sintonia consciente; ficamos mais desligados e esquecidos e, muitas vezes, não conseguimos ver ou entender com clareza aquilo que está sendo trabalhado pelo Senhor dos Mares.
Netuno tem um ciclo em volta do zodíaco de 164 anos, ficando cerca de 14 anos em cada signo, portanto são processos lentos de dissolução que duram aproximadamente 4 anos. É um tempo suficiente para cair nas armadilhas de nossas ilusões e depois sacrificá-las em nome de um desenvolvimento maior. Netuno simboliza o sonho, sono, pesadelo, ilusão, desilusão, a conexão espiritual, tudo o que é confuso, com névoa, que não permite ver com clareza. Os trânsitos em geral tem formas diferentes de atuar segundo a idade e cultura em que se está vivendo.
Pode causar dispersão  e ampliar a atividade psiquica. As coisas ficam sem contornos claros e o que óbvio para todo mundo pessoas netunianas e piscianas não veem. Ouvem vozes que não existem, sente cheiros que não tem, tem maior tendência à premonição. Netuno obstrui a clareza, confunde, fantasia, perde-se no meio do pensamento, há um erro de avaliação, se engana - toma uma coisa por outra, a realidade não é o que parece ser ou você não vê a realidade, o que está realmente acontecendo.
O individuo torna-se influenciável, e se identifica com uma coisa e reduz sua própria identidade. Sente seu senso de compaixão ampliado ficando vulnerável para que tirem proveito da sua ingenuidade.
Assim antes de sair correndo para se tornar um salvador do mundo ou um mártir abnegado da nova era, experimente dançar, cantar, pintar, contemple algo inspirador, medite e reflita antes de tomar qualquer decisão.

Amor em seus caminhos
beijodagopi