sábado, 22 de outubro de 2011

SOL EM ESCORPIÃO - Hora de desintegrar, regenerar e renascer


Durante o período de 23 de outubro à 22 de novembro o Sol se movimenta no signo de Escorpião.
O Sol entra no oitavo signo zodiacal, Escorpião. É a segunda fase da primavera, precedida por Libra e seguida por Sagitário. Escorpião é a porção zodiacal que se situa à eqüidistância do equinócio de primavera e do solstício de verão, onde ele atinge o máximo de declinação norte. Para a natureza o Sol ascende de seu túmulo; novembro o mês das crises primaveris. É o fecundar da vegetação; A vida explode em força vital tal como a fênix, renovada.
É o tempo de Plutão, mestre das profundezas, senhor dos subterrâneos, de tudo o que não está integrado, reprimido ou não aceito.  Indica processos de regeneração, crise, morte e renascimento. É como uma “cirurgia”, onde removemos os resíduos do passado. Algo que está passando por uma desintegração, perda, morte, mas ao mesmo tempo sendo regenerado, revitalizado. A regeneração das características pessoais exige uma força de determinação, uma sensibilidade intensa e a convicção de poder atravessar os perigos associados a qualquer tipo de auto-renovação ou reorientação dos bens e valores pessoais.
O contato com profundezas psíquicas, com emoções de grande intensidade, que podemos ter dificuldade de lidar produz neste momento grandes transformações. É o momento zodiacal em que devemos realizar uma profunda transformação. É uma fase de eliminação, de reciclagem, de conhecer o resultado de nossas interações emocionais, e de como temos lidado com a sexualidade e com o poder.  Tende a ser um periodo muito desafiador, mas com grande potencial de crescimento, se tivermos coragem de renovar a nossa vida. 
Enquanto em Touro a vida se torna carne e a natureza frutifica, em escorpião há a sensualidade preparando a fertilização. É o momento em que a natureza é fecundada, flores se fertilizam, angiosperma, gimnosperma...  sexualidade presente em todos os aspectos da vida. Como a fênix que renasce de suas cinzas, escorpião remobiliza a energia e prepara um renascimento da vida interior e dos valores subjetivos. É a exaltação sensual da primavera. Coisas e qualidades inferiores podem ser eliminadas e substituídas por coisas que podem ser partilhadas ou transformadas em algo (socialmente) útil. O espírito do inconsciente coletivo encarna-se no mundo.
No plano humano o processo é semelhante; a boca está para Touro como o ânus está para Escorpião. O primeiro simboliza os valores captativos; nutrição, dinheiro, aquisições.  O segundo concerne os valores de excremento: dejeção, expulsão, liquidação; ele transforma, decompõe. Possessão em Touro e despojamento em Escorpião. Os escorpianos positivos (águia e a serpente também são símbolos deste signo), ou aqueles com uma forte ênfase planetária em Escorpião, estão ligados aos assuntos relacionados com a partilha de vários tipos de riquezas ou de recursos.
Escorpião é reflexivo, vive intensamente testando os próprios limites, tem uma profunda natureza emocional, pode ser compulsivo, tem uma enorme força de vontade, costuma se regenerar depois de vivenciar situações críticas e ressurge no meio da escuridão.
Com sentimentos profundos, não fazem nada superficialmente e quando desejam alguma coisa, não importa quanto tempo ou esforço isso demande, eles não irão desistir até conseguir, aliado à força de vontade, existe uma memória poderosa que jamais esquece uma gentileza ou uma palavra mais ríspida, são muito críticos em relação aos outros, percebem rapidamente os pontos fracos e sabem tirar proveito disso. Têm um olhar penetrante, movem-se de forma quase imperceptível. Por trás de uma frieza desconcertante, os escorpianos escondem seu afeto de modo que o parceiro muitas vezes se confunde, achando ou que ele é frio ou que não está envolvido. Normalmente são tímidos, preferem ficar a sós a correr o risco de rejeição, quando estão comprometidos verdadeiramente são amigos verdadeiros, amantes intensos, leais, mas por outro lado podem ser inimigos implacáveis. Costumam fazer sucesso com o sexo oposto por causa do magnetismo pessoal e sensualidade que possuem, mas como são muito reservados, isso pode afastar os possíveis candidatos. Para eles vale o tudo ou nada nos relacionamentos, exigem enormes provas de amor e dedicação do parceiro ao mesmo tempo em que seriam capazes de tudo pela pessoa amada, são também ciumentos e possessivos.
Nada lhes escapa e uma vez tendo uma opinião sobre alguém ou alguma coisa, dificilmente isso se modificará ao longo da vida. São pessoas  fascinadas pelo oculto, pelo mistério da vida após a morte, querem desvendar os segredos do Universo, muitas vezes com objetivo de manipular essas forças. Preferem poucos e verdadeiros amigos a muitos amigos superficiais, buscam apoio, segurança emocional e cuidados, mas ao mesmo tempo querem ser compreendidos quando necessitam de privacidade. Convidam poucas pessoas para conviver com a sua intimidade.  
O Sol em escorpião é um convite à estar presente em si mesmo. Conhece-te a ti mesmo. Desfazer-se de tudo o que não serve, não pertence a você, não te faz bem. É hora de esvaziar as gavetas, os armários e abrir espaço para se reciclar, se renovar e renascer.
Parabêns à todos os escorpianos!

Beijodagopi