quinta-feira, 22 de julho de 2010

Saturno: Ou nos fazemos infelizes ou nos fazemos fortes. O trabalho é o mesmo!

Através do seu mapa astrológico, vc poderá conhecer a casa em que saturno se encontra no seu mapa a prender um pouco mais sobre os desafios desta existência. Uma vez que saturno coloca  você diante de seus medos e desafios, provavelmente aquilo que sempre nega ou foge...É uma grande chave para o crescimento. Vc sempre tem uma escolha: Aproveitar a força e a energia que vem de saturno e aprender suas lições, ou sucumbir diante das resposnsabilidades impostas por ele. Pergunte-se: qual é o seu maior medo? Aquilo que mais te inibe ou que tem receio de lidar?
Depois de ouvir as respostas, faça outra pergunta: qual é a sua maior ambição? Aquilo que vc mais sente vontade de realizar na vida?
Essas duas perguntas revelam as  duas faces da mesma moeda: a moeda simbolizada por SATURNO!
A mesma resposta, vista sob um aspecto  de luz e sombra. O amor e o medo. O desejo e o sabotador. O sonho e a realidade. Para poder viver a melhor face deste planeta, segue algumas indicações sobre as caracteristicas de saturno que se apresenta de acordo com a casa em que ele ocupa no mapa astrológico. Vale a pena conhecer e se render as exigências do Senhor do Carma. Se vc quiser alcançar a plenitude da existência, beije a mão de saturno e renda aos seus ensinamentos.

Saturno na Casa 1 (ou em Áries), Deseja a independência, iniciar e desenvolver grandes projetos? Deseja se auto-afirmar a partir da sua respeitável identidade e enfrentar o mundo com competência e maturidade?
E por que tem tanto medo de ser independente, se envolver com seus projetos pessoais, iniciar novas empreitadas e se auto-afirmar com uma individualidade bem marcante?

Saturno na Casa 2 (ou em Touro), Deseja a segurança financeira, a estabilidade material, a paz de espírito e uma saúde bem estruturada?
E por que tem tanto medo de se manter financeiramente, cuidar de seu corpo, respeitar os seus valores, se auto-estimar, saber lidar com o dinheiro e alcançar segurança material?

Saturno na Casa 3 (ou em Gêmeos), Deseja se destacar na comunicação, desenvolver seu intelecto, ter uma mente poderosa e saber compartilhar as suas idéias e conhecimentos, seja escrevendo ou falando?
E por que tem tanto medo de aprender, ganhar conhecimento e comunicar o que pensa e estudou?

Saturno na Casa 4 (ou em Câncer), Deseja ter uma família respeitável, um lar repleto de segurança e proteção, bem como uma relação madura com seu passado, seus familiares e seu mundo emocional?
E por que tem tanto medo se responsabilizar pelos seus familiares, construir uma família, edificar um lar estruturado e sentir-se seguro, protegido e nutrido por suas emoções, sua imaginação e seu mundo privado/íntimo?

Saturno na Casa 5 (ou em Leão), Deseja se expor, expressar-se criativamente, viver aquilo que lhe proporciona prazer e gerar algo (como um filho, um livro, uma arte, etc.) que reflita a sua identidade?
E por que tem tanto medo de se mostrar, bem como canalizar sua criatividade, transar, namorar, engravidar/gerar algum fruto e curtir os momentos prazerosos da vida?

Saturno na Casa 6 (ou em Virgem), Deseja se auto-aprimorar constantemente a nível pessoal e profissional, ser útil, competente, ter uma saúde legal e ajudar as pessoas?
E por que tem tanto medo de trabalhar, cumprir suas tarefas profissionais, ser prestativo quando as pessoas lhe pedem ajuda e cuidar de seu corpo, de sua alimentação e de seu bem-estar?

Saturno na Casa 7 (ou em Libra), Deseja um relacionamento satisfatório, um vínculo maduro, uma troca afetiva enriquecedora e parcerias de qualidade?
E por que tem tanto medo de se relacionar, estabelecer parcerias, se envolver afetivamente?

Saturno na Casa 8 (ou em Escorpião), Deseja a segurança emocional, sexual, psíquica, financeira e íntima? sonha ser uma pessoa mais profunda, capaz de olhar para seus medos, para o inconsciente e para sua força oculta a fim de transmutar o apego e o temor de mudar e se entregar/confiar?
Por que tem tanto medo de se envolver sexualmente, emocionalmente, financeiramente e intimamente com pessoas, parcerias ou situações que demandarão mudanças e entrega?

Saturno na Casa 9 (ou em Sagitário), Deseja a sabedoria e a confiança nos paradigmas que acredita, estuda e segue, a fim de transmiti-los com habilidades professorais? Ambiciona viajar, ter uma cultura, fazer cursos e ensinar?
Por que tem tanto medo dos sistemas de pensamentos, os filósofos, as religiões, pensadores e outros paradigmas que se obtêm de cursos, mestres, viagens e culturas??

Saturno na Casa 10 (ou em Capricórnio), deseja a a respeitabilidade, o sucesso e o poder? Ambiciona ter a influência de influir em determinado nicho social/profissional?
Por que tem tanto medo  da responsabilidade, o sucesso, as ambições que possui, bem como o cumprimento de seus compromissos e o empreendimento de suas grandiosas metas sociais/profissionais?

Saturno na Casa 11 (ou em Aquário), deseja a descoberta e a comunicação de idéias novas, bem como amizades diferentes e a participação em grupos/comunidades que façam a diferença em termos de contribuição e progresso social?
Por que tem tanto medo de assumir suas próprias idéias, compartilhar seus ideais sociais, estabelecer amizades enriquecedoras e participar de grupos que visem o bem-estar social?

Saturno na Casa 12 (ou em Peixes), deseja uma entrega e uma conexão com a Vida a partir de seus talentos mediúnicos, artísticos, psíquicos, imaginativos e humanitários a fim de poder ajudar muitas pessoas??
Por que tem tanto medo de meditar,entrar em contato com seu mundo inconsciente, imaginativo, sensível, artístico e onírico? Por que tem medo de se enveredar por instituições ou atitudes que visem certo sacrifício pessoal em prol de outras pessoas, doando-se a esses ideais compassivos e amorosos?

Saturno conduz a uma viagem a sua história,  faz perceber como a vivência de seus pais ou de alguma outra figura de autoridade que tenha participado de sua infância e criação. A posição de saturno no seu mapa, revela muito sobre estas questões. Uma análise sobre o signo em que se encontra e os aspectos de saturno, poderá ser muito útil  e revelar seus  medos, receios, inibições, bem suas maiores ambições e talentos. Lembre-se: ou nos fazemos infelizes ou nos fazemos fortes. O trabalho é o mesmo!

Gopi Yanã - Astróloga Clinica



domingo, 18 de julho de 2010

Como ser quem somos e fazer o que realmente desejamos

Sinceramente você conhece alguma mulher que queira conscientemente só encontrar homens que sejam brutos no trato com ela? Conhece algum homem que só deseje não dar certo no emprego?

O que, então, faz com que aquela mulher termine apenas com homens agressivos e que este homem só encontre serviços nos quais não se adapta bem ou não se sente feliz?
Qual é o nosso objetivo afinal, se provavelmente nem nós mesmos conhecemos a força de nossos movimentos inconscientes, que determinam nossas ações? Como saber o tipo de desejo que nos move?  a resposta a estas perguntas estão nos desejos inconscientes, que nos encaminham para escolhas bem distintas das que acreditamos fazer!
Todos nós temos desejos conscientes e inconscientes ao mesmo tempo, muitas vezes contraditórios e por vezes até mesmo irreconciliáveis: sabe quando você diz que está com uma determinada "vontade" mas se pega fazendo exatamente o contrário? Porque de nada adianta desejar alguma coisa conscientemente se inconscientemente se quer o contrário: mais forte que o desejo consciente é o desejo inconsciente que toma conta, nos move e se impõe, já que não é controlado.

A idéia de  "Poder pessoal", se torna sem sentido se atuamos sempre motivado por três conteúdos psíquicos inconscientes (pessoal, familiar e coletivo) e apenas um consciente (a vontade racional).  Quando nos abrimos ao conhecimento consciente da  nossa estrutura e da dinâmica de nosso próprio psiquismo, através do mapa astrológico natal, podemos interferir produtivamente em nossa realidade interna inconsciente, a principal determinante de nossos comportamentos. A astrologia é um instrumento muito útil na detecção e desmobilização destes desejos. Desejos!, não de ser infeliz, fracassar ou até mesmo morrer, mas desejos de outro tipo que, ao se manifestarem, provocam atitudes ou escolhas que levam à infelicidade, ao fracasso ou até à morte!
Do ponto de vista de nossa psique, tudo que vivenciamos e todas nossas expectativas e relações, junto com as forças criativas estão presentes simultaneamente dentro de uma rede de conexões que chamamos de espaço psíquico, dentro de uma visão de movimento circular, dando a idéia de uma grande roda. Isso faz de nós reféns das ações do nosso inconsciente que  funciona como um campo eletromagnético atraindo as mesmas situações e condições existenciais repetidamente. Todos nós estamos suscetíveis à estas forças que atuam sem que possamos controlá-las e que Jung chamou de inconsciente.
Essas forças inconscientes vão muito mais além do que aquilo que está escondido do nosso consciente. Elas não se restringem apenas ao nosso conteúdo interno pessoal, elas estão também em nossa memória genética, nosso DNA e são trazidas a nós através do que chamamos de inconsciente familiar. Sim, é assustador pensar que além de estarmos presos aos nossos próprios padrões inconsciente, estamos também presos aos padrões inconscientes de nossos ancestrais, histórias que não são nossas, mas que de alguma maneira herdamos através da nossa carga genética. Quantas vezes repetimos  ações e atitudes de nossos ancestrais que muitas vezes repudiamos ou criticamos quando ainda mais jovens. E a medida que o tempo passa, vamos nos tornando, uma versão mais jovem de nossos pais, sem darmos espaço para nosso verdadeiro eu.
E como se não fosse suficiente, ainda temos a atuação do inconsciente coletivo, que é a somatória dos conteúdos inconscientes que fazem parte da espécie humana, e estão presentes nos contextos impressos na sociedade e nas impressões que esta acumula em cada um de nós.
Aff... então como podemos conhecer quem realmente somos e fazer o que realmente desejamos?
A astrologia serve como recurso para devolver ao ser humano a possibilidade de exercer seu livre arbítrio a partir do entendimento de quais conteúdos inconscientes efetivamente dirigem o seu comportamento diante das suas escolhas. A análise clínica de um mapa astrológico oferece a possibilidade de se descrever em detalhes a estrutura e a dinâmica de um inconsciente humano e, portanto, identificar quais são os nossos desejos e ações inconscientes existentes ali e quais deles são conflitantes com os nossos desejos e escolhas conscientes. Isso nos dá poder suficiente para agirmos e escolhermos conforme a nossa natureza essencial, e sermos quem realmente somos.
Quanto mais profundamente somos nós mesmos, maior é o nosso poder pessoal e mais felizes seremos com nossas escolhas!
Gopi Yanã - Astróloga Clinica