quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O TAROT E SEU USO TERAPÊUTICO


O Tarô por ser um poderoso instrumento simbólico, ajuda-nos a compreender melhor nosso inconsciente. Como se fossem chaves, os arcanos abrem portas  para o resgate de potenciais internos não explorados indisponíveis à nossa memória racional, supre importantes lacunas impostas pelos males do mundo à nossa psique. Ajudando-nos a resgatar informações e nos orientar em algumas escolhas pessoais.
O Tarot se relaciona com quase tudo; combina com astrologia, combina com chacras, florais, nutrição, yoga, respiração, dança, cristaloterapia, aromaterapia, com os Dosha, com o Yin e Yang, com cromoterapia, com angeologia, está presente em todas as filosofias e culturas com os 4 elementos, com os meses do ano, com as fases da lua e com quase tudo.
No uso terapêutico do tarô o conceito "adivinhação" não existe.  O objetivo é esclarecer medos, bloqueios e padrões de comportamento ocultos que dificultam sua realização plena. Conscientizar para viver bem o agora e preparar o cliente para um futuro melhor, auxiliando na compreensão das diversas questões que o cercam. Fazer do tarot uma ferramenta de consulta para situações cotidianas nos acresce experiência e conhecimento. No dia a dia, o tarot  funciona como um ego auxiliar para encontrar respostas e as atitudes mais adequadas para problemas que até então tínhamos medo de encarar.
As simbologias contidas no Tarô são uma continuação de nossos anseios, pois representam todos nossos sentimentos escondidos, nossos medos, nossas fugas, nossas incertezas. Seu proposito é ajudar a encontrar o antídoto para lidar com todas as dificuldades e bloqueios impostos pelas frustrações, traumas e repressões que acumulamos desde o nascimento.
O aspecto terapêutico do tarô vem do conceito holístico de que qualquer técnica que trabalha a "cura da alma" torna-se automaticamente um apoio terapêutico. Nesse caso, ele é feito dentro de uma atmosfera simbólica, onde as imagens arquetípicas dos arcanos sugerem uma auto-avaliação ou uma profunda reflexão sobre nossa postura interior, quem somos, para onde vamos e o que queremos.

Você poderá gostar:

domingo, 11 de setembro de 2011

LUA CHEIA NO SIGNO DE PEIXES -TEMPO DE CONSTRUIR O SONHO


No ciclo solar do signo de virgem que se iniciou no dia 23 de agosto, temos a segunda lua cheia de peixes. A primeira celebrada no dia 24 de agosto trouxe o sonho que deveríamos planejar e elaborar na energia virginiana. No dia 12 de setembro às 6h27 (horário de Brasília), acontece a segunda lua cheia de peixes favorecendo a materialização e a concretização desse sonho sob os auspícios do sol em virgem. Peixes, regendo os pés, nos alerta a ter os pés no chão. Como são dois os peixes são dois os pés. Devemos ter um pé no sonho, o signo de Peixes,  e o outro na Terra,  o signo de Virgem. A cada passo firmamos um pé no sonho e outro pé na Terra. E assim seguimos na direção de construir o que sonhamos. Quando vivemos com os dois pés no sonho ficamos no devaneio e perdemos o contato com a realidade. Quando vivemos com os dois pés na terra, criamos um excesso de pragmatismo que anula a visão criativa e nos  impede de dar asas à imaginação. Assim, precisamos viver nem tanto no mar e nem tanto na terra. Observe que ao dormir tiramos os pés do chão, para que possamos ter livre acesso as dimensões ocultas da realidade, onde a semente de todo pensamento tem origem. No campo das possibilidades infinitas, somos preenchidos pela inspiração do que devemos realizar ao despertar.   Tudo o que foi desejado na lua nova agora encontra o momento oportuno para esta realização, sair do plano da idealização para a concretização.
Lua em peixes é poesia, arte, música e com essas ferramentas os discípulos do mundo apresentam valores espirituais em suas artes, na palavra falada e na escrita, inflamando as aspirações da humanidade quanto aos valores transcendentais da vida. A palavra chave de peixes é SALVAR, retirar a humanidade da escravidão da matéria e de tudo o que envolve um condicionamento limitador. As energias liberadas nesta lunação habilitarão os discípulos a virarem as costas ao conforto e à segurança de suas vidas e comportamentos conhecidos, à proteção e abrigo da casa do pai e dirigirem suas energias para a solução de problemas da humanidade, proporcionando-lhe ajuda ativa e prática.
Em quadratura ao Nódulo Lunar em gêmeos, a Lua cheia em peixes, é o prenúncio da transformação do que estabelecemos como verdade pessoal, baseado numa falsa ideia de si mesmo, pois mostra o conflito entre o ideal e a realidade, entre as expectativas familiares e o desejo individual. Num sentido mais profundo a lua cheia de peixes nos traz um sentimento mais amplo da expressão: “PERDOAR NOSSAS CRITICAS, ASSIM COMO PERDOAMOS QUEM NOS TEM CRITICADO”.  A lua convida a nos libertarmos das críticas e das auto-criticas, perdoando-nos e também aos outros em todas as perfeitas imperfeições, sem cair na auto-indulgência.  Para superar  os obstáculos e remover as pedras do caminho é necessário ter fé, mas acima de tudo acreditar em si mesmo! Compreender que não existe a perfeição, mas com dedicação e discernimento podemos alcançar nossos sonhos.
Esta lunação promove a remissão de todos os pecados, mas também revela os medos inconscientes o que pode levar a compulsivas fugas da realidade. O mundo dos sonhos e da fantasia de peixes é bem mais leve e suave do que o mundo das obrigações, do trabalho e do quotidiano de virgem. É preciso estar atento para não se deixar levar por atitudes escapistas que conduzem à ilusão e à loucura.
O signo de virgem nos ensina a separar o joio do trigo e diferenciar a verdadeira busca espiritual do medo de nos comprometermos com a realidade da vida. Para tanto é preciso abandonar a ideia de sacrifício e de vitimização e nos entregar aos desafios da vida como um caminho de crescimento, amadurecimento e expansão.
A mensagem do céu desta semana é um convite a usarmos a coragem desenvolvida no período do sol em leão, para encarar os medos inconscientes revelados na lua de peixes, iluminando, com o sol em virgem, o caminho interior para enxergar com mais clareza cada passo deste caminho. Conciliando as conquistas materiais com os verdadeiros valores espirituais poderemos vivenciar a promessa do sol em libra que é atingir a plenitude do equilíbrio, da paz e da harmonia. 

beijodagopi