sábado, 23 de julho de 2011

SOL EM LEÃO - A CONSCIÊNCIA DO EU

O Sol entrou ontem em Leão, às 15:27h.  O Sol atinge o máximo de sua declinação sul a 0° de Câncer e reencontra o Equador celeste a 0° de Libra. Assim entramos na segunda fase do inverno, depois da primeira fase associada a Câncer e precedendo a última associada a Virgem. Quando o sol entra em leão temos a igual distância do solstício de inverno e do equinócio de primavera. Isto nos mostra que estamos no coração da estação do Inverno.  Em leão, a semente que foi plantada no começo da estação  tem que desenvolver  uma visão mais ampla da vida e das necessidades objetivas do futuro. É o momento onde a semente abre seu coração para que os brotos possam a partir dela, penetrar a terra e avançar em direção à luz. Essa é uma boa época para exercitarmos o desapego, para deixarmos as coisas supérfluas de lado, para sermos fortes, cheios de luz, alegres, generosos, leais, bons amigos, criativos e agir muito com o coração. Temos como ensinamento espiritual, ser "governado" pelo amor e generosidade, pois leão rege o coração. Através do princípio das correspondências, o sol que está no céu é o mesmo que está no centro de nosso corpo sob a forma de coração, pulsando e irradiando vida.
Leão põe a alma de Câncer para secar ao Sol. Nessa jornada, o signo anterior que é Câncer, regido pela Lua, está relacionado ao mundo familiar e às nossas matrizes psíquicas, o mundo da mãe, que é instintivo, inconsciente e, portanto, indiferenciado. Na fase lunar, o “eu” está submerso em fatores mais emocionais e subjetivos, e matizado pelas influências familiares. O signo de Leão, que é regido pelo Sol, representa uma importante etapa do desenvolvimento, é a quinta casa zodiacal, onde há o nascimento da consciência e da noção de “indivíduo”. O Sol, como fonte de luz e vida, é o princípio masculino da natureza representa a autonomia, a vontade, a consciência, o espírito, o pai, o Logos, a força vital, a auto-expressão. O Sol é também o símbolo maior da identidade pessoal, da essência criativa que se manifesta na vontade humana, o esforço do homem em tornar-se o que é, e encontrar um propósito para a vida.
Regido pelo astro-rei Sol, o que confere brilho e criatividade aos nativos desse signo, por isso Leão é bronzeado, dourado.  Com o Sol em Leão, a vida fica mais quente e colorida. É tempo de criatividade, brilho pessoal, carisma, calor humano, generosidade.
Leão é auto-expressão, teatro, dramaturgia. Leão é aparecido, não passa despercebido. Manifesta o desejo de admiração, respeito e de ser amado. Simboliza o arquétipo do rei, da nobreza. Leão é um líder inato. Curte comandar e são capazes de inspirar os outros com o seu exemplo. Mas precisam estar conscientes que a liderança exige sacrifícios. Os verdadeiros líderes se sentem responsáveis pelas pessoas sob sua liderança. Assim, quanto mais desenvolvido é um leonino, mais responsável ele é, mais ele trabalha em si mesmo, mas mais ele também tem noção de que é parte de algo e não a única personalidade do universo.
O Leonino precisa e quer ser admirado e quando isso não ocorre vira Leão chato, se torna mimado e quer chamar a atenção, muitas vezes com prejuízo de si mesmo.  Ele é capaz de se fazer mal sucedido para preocupar toda a família, e usar uma maneira sombria de chamar a atenção e exercer algum tipo de domínio, proclamando uma auto sabotagem para toda uma vida. O leonino busca o reconhecimento, e por isso se expressa de forma firme, dramática arrogante até autoritária. É Preciso compreender que ninguém é insubstituível e se mantém no centro do palco por muito tempo. O centro do palco é um rodízio!
Os leoninos são brilhantes. Sua motivação está em liderar, trazer luz a idéias e pessoas. Esse brilho deve vir do coração, que é o seu centro de poder. Quando faz as coisas com entusiasmo e paixão, seguindo a voz do coração, tende a se expandir. Autoridade natural, mas deve evitar atitudes arrogantes, orgulhosas, dominadoras ou dramáticas para conseguir o que deseja. Utilizar sua criatividade, integridade e seu potencial para irradiar energia positiva. É romântico e não é avesso a aventuras ocasionais, que emprestam ao seu ego o brilho de que precisa.  Leão namora, cria e procria.
Leão é um signo fortemente baseado na figura paterna, que para ele espelha força e autoridade. A personalidade do pai do leonino é muito forte, e o nativo deste signo deseja ser um dia como ele. Normalmente leoninos tentam buscar essa identidade pelo respeito ou pela admiração que os outros têm por si, e pela evidência dos resultados dos seus esforços criativos. A primeira atitude do leãozinho é imitar o seu pai. Ele quer ser tão respeitado quanto ele e é por isso que todo Leão tem em si a necessidade de expressar sua personalidade. É como se dentro de si perguntasse: quando eu vou me tornar o modelo em que sonho ser, a grande pessoa que um dia eu sonhei que seria?
Esta busca, como qualquer busca, poderá resultar em acertos ou equívocos. Um equívoco é quando o leonino, na ânsia de se afirmar, quer fazê-lo a qualquer custo. Boa parte da vida de um leonino é dedicada a se encontrar e realizar algo que apareça para o mundo ou para alguém. Existe ai necessidade de se declarar especial e de querer ocupar todos os espaços, como se disso dependesse toda a vida, e como se não existissem outras pessoas capazes e talentosas. A vaidade excessiva é um traço dos leoninos ainda inseguros, que estão buscando a aprovação paterna de maneira forçada, e não dentro deles mesmos. Quem de fato credita em si mesmo não precisa que o outro o declare como sendo o máximo.
Para a Astrologia, o Sol se apresenta como o princípio da  consciência, o centro doador de luz, vida e calor e manifesta o poder de atração. Representa  a “chamada para a aventura” do herói, a eterna busca por conhecer a si mesmo, a luta pelo desenvolvimento dos talentos e potencialidades a serem vividas. O Sol é também o símbolo maior da identidade pessoal, da essência criativa que se manifesta na vontade humana, o esforço do homem em tornar-se o que é, e encontrar um propósito para a vida.
Beijodagopi



2 comentários:

  1. Que beleza... Adorei seu espaço, e estou super agradecido por seguires meu humilde bloguinho!
    Luz e Paz...NAMASTÊ.

    ResponderExcluir
  2. Somos todos um amigo... o prazer é compartilhar sempre. beijodagopi

    ResponderExcluir