segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O Sol em Virgem - A Consciência da humildade

O Sol ingressa no signo de Virgem no dia 23 de agosto, às 8h10m. Para a natureza, é a fase final da maturidade da semente plantada no inicio do inverno. O meio-ciclo zodiacal chega ao fim em Virgem.  A semente do coração que se abriu em leão e se lançou com coragem a abrir caminho entre as trevas ao encontro do sol, se torna agora um pequeno broto, ainda sem a beleza das flores, ou a maturidade dos frutos, ela é apenas a pureza das primeiras folhas que se mostram sobre a terra.  Ela é pequena e frágil, mas já é o indício da beleza que está por vir. Com sua racionalidade e inteligência virgem domestica a instintividade do Leão e prepara a natureza para a chegada do equinócio de primavera, quando libra chega trazendo o equilíbrio e a harmonia entre o ORGULHO e a HUMILDADE.
O impulso heroico do sol deve ser incorporado pelo ser humano através da necessidade de se sentir útil. A queda do orgulho de leão é compensado pelo aparecimento da razão.  A sua consciência agora é a da HUMILDADE. Virgem o último signo do inverno, vem na forma suave de uma jovem com um ramo de louro nas mãos. Ela desafia a individualidade conquistada em Leão e esforça-se no altruísmo utilitário do SERVIÇO à humanidade.
Os virginianos são nutridores e solícitos, porém têm os pés no chão e não se deixam levar pelas emoções. A necessidade de separar "o joio do trigo", concentrando-se na seleção, aperfeiçoamento e qualidade daquilo que é feito. Colocam a mão na massa, debulham o trigo, separam o grão - amassam o pão, o fazem crescer - o põe na mesa - distribui, compartilha.
O trabalho é para eles, a manifestação da vida, por isso se preocupam tanto com a saúde, a alimentação e a boa condição física. Para que possam estar sempre com boa disposição e vitalidade, podem se tornar muitas vezes compulsivos por dietas e programas nutricionais. Para um virginiano, não é beleza o mais importante e sim a saúde.
Regidos por mercúrio, os virginianos são racionais, práticos e lógicos, têm uma intimidade com o funcionamento das coisas e com a funcionalidade dos propósitos. Possuem uma inteligência capaz de sistematizar qualquer coisa e torna-la verificável, regular, analisável.  Aquilo que não funciona não é objeto de atenção da inteligência virginiana. É esta inteligência lógica que permite aos virginianos verificarem, de imediato, a incoerência das ideias, dos propósitos e das pessoas. São dotados de habilidade intelectual para analisarem, discriminarem e aperfeiçoarem qualquer coisa com a qual estejam envolvidos.
Cientes de que as coisas feitas de maneira repetida, sistemática e metódica aperfeiçoam-se muito mais do que as realizadas aleatoriamente e sem qualquer padrão. Organizar e encontrar este padrão para o que precisa ser realizado é um grande talento dos virginianos.  Acostumados a observar a realidade, não gostam muito de ‘inovar’ e muito menos ‘fantasiar’, por isto, preferem as coisas mais simples e rotineiras.  
O perfeccionismo pode impedi-los de mostrarem todo seu talento, até porque nunca se consideram bons o suficiente, afinal, deveriam ser perfeitos.
"Não perca um detalhe na vida, mas não perca a vida em detalhes."

beijodagopi

Um comentário:

  1. Gosto de tudo que conduza a paz, e mesmo que os caminhos que nos levem a ela sejam diferentes, creio que ela, a paz, seja o único objetivo realmente a ser alcançado, e mesmo que essa paz ao longo dos séculos tenha ganho nomes diversificados, é sempre o mesmo ser, criador, mantenedor e renovador de tudo que há. Gostei do seu blog. Uma curiosidade: qual o significado do teu nome? Se assim puder dizer...
    Viva a paz e parabéns.

    ResponderExcluir